O CURSO

DADOS GERAIS DO CURSO

Tipo: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Denominação do Curso: Curso de Direito

Habilitação: Bacharel em Direito

Turno de Funcionamento: Noturno

COORDENAÇÃO DO CURSO

Coordenador do Curso:  Prof. Luis Eduardo Fonseca

REGIME LETIVO

Periodicidade: Semestral

Período de integralização: Mínimo: 10 semestres; Máximo: 15 semestres

COMPOSIÇÃO CURRICULAR

Carga Horária dos Conteúdos Curriculares: 2.840 horas

Atividades Complementares: 120 horas

Estágio Supervisionado - Núcleo de Prática Jurídica: 300 horas

Carga Horária Total do Curso: 3.700 horas

Situação Legal: 
Reconhecimento Renovado 

PERFIL DO EGRESSO
O currículo desenvolvido pelo curso de Direito da UNIPAC Uberlândia retrata estratégias pedagógicas que ensejam uma formação acadêmica de um profissional capacitado para assumir uma concepção multidisciplinar do estudo do direito, estabelecendo outros diálogos com operadores do direito, como também com profissionais de outras áreas. O objetivo é formar profissional com base jurídica sólida, dogmática da especificamente, capaz de atuar, de forma consciente, em face das demandas transculturais engendradas pelo processo de globalização econômica, permitindo o adequado formando pelo desenvolvimento das habilidades recomendadas na Portaria 1886/94 do MEC, bem como das recentes diretrizes curriculares emanadas daquele Ministério, quais sejam:
Formação humanística, técnico-jurídica e prática, indispensável à Adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais;
Senso ético-profissional, associado à responsabilidade social, com uma compreensão da causalidade e finalidade das normas jurídicas e da busca constante da libertação do homem e do aprimoramento da sociedade;
Capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa do direito, aliada ao raciocínio jurídico e a consciência da necessidade de permanente atualização, e outras.

FORMAS DE ACESSO AO CURSO 

O acesso ao curso se dará por meio de Processo Seletivo organizado e executado segundo o disposto na legislação pertinente, com o objetivo de classificar os candidatos no limite das vagas oferecidas. O Processo Seletivo abrangerá os conhecimentos comuns às diversas formas de educação de nível médio, sem Ultrapassar esse nível de complexidade para avaliar a formação recebida pelos candidatos e sua aptidão intelectual para estudos superiores. A regulamentação do Processo Seletivo dada e um conhecimento público por meio de Edital publicado em órgãos de divulgação local, regional ou nacional. Poderá ser adotada uma avaliação seriada um ser definida e regulamentada pelo CONSEPE, por proposta da Reitoria ou Pró-Reitorias. Ao deliberar sobre os critérios e normas de seleção e admissão de estudantes, a Universidade PODERÁ levar em conta os programas de avaliação adotados do Ensino Médio, inclusive possíveis orientações especificas oriundas dos órgãos educacionais. Realizado o Processo Seletivo e restando vaga, admite-se uma matrícula de aluno graduado, com diploma registrado devidamente, para Obtenção de novo título ou de aluno de outras Instituições em processo de Transferência, para estas situações será realizado um processo seletivo na modalidade de análise curricular. A matrícula em disciplina isolada do curso será permitida nas seguintes situações:  Quando da ocorrência de vaga, por alunos de outras Instituições de Ensino Superior ou por concluinte de curso superior barbatanas, para diversos; Independente da ocorrência de vaga, para aluno da unidade, para fins de Cumprimento de Dependência e / ou adaptação que, sempre para possível julgado pela Direção Acadêmico-Pedagógica e pela Coordenação de Curso.

 Clique aqui para acessar aMATRIZ CURRICULAR ATUALIZADA